Tecnologia de videoconferência no mundo de hoje

Houve um tempo em que falar ao telefone era a maneira mais rápida de se comunicar com clientes internos e externos. Isso mudou graças à tecnologia de videoconferência, porque você não apenas obtém voz, mas também visual.

Durante os primeiros dias, a qualidade da imagem e do áudio não era muito boa. Com as últimas melhorias em tecnologia, essas barreiras foram superadas e mais pessoas já estão usando.

O maior benefício da videoconferência é que ela reduz o custo da viagem. Você não precisa mais voar para algum lugar para ter uma reunião quando pode fazer tudo isso na sala de conferências. Isso também pode ser usado pela aplicação da lei para obter o depoimento de uma testemunha, para ensinar alunos matriculados em educação a distância e muito mais.

A tecnologia de videoconferência não é possível a menos que você tenha o equipamento adequado. Estes incluem o Codec, a câmera, o microfone, a conexão de rede, os suportes ou gráficos, o adaptador de terminal e os canceladores de eco acústico. Vamos falar sobre cada um deles.

O Codec é um dos componentes mais importantes, pois é ele que comprime as informações enviadas e recebidas para que você possa se entender.

A câmera é o que você olha para que a outra parte possa vê-lo enquanto o microfone é o que você fala para que eles possam ouvi-lo pelos alto-falantes.

O adaptador de terminal é necessário para que você possa transmitir dados no formato necessário, assim como o Codec, você poderá se comunicar com a outra pessoa.

Por último, é o cancelador de eco que geralmente é pendurado no teto que é projetado para fornecer clareza e profundidade à resposta de frequência ressonante do seu subsistema de áudio.

Desde a sua criação, há mais de 10 anos, algumas dessas máquinas são muito menores e mais eficientes do que suas antecessoras. O preço do equipamento também caiu, então com certeza você encontrará algo que seja muito acessível para o seu orçamento.

Uma vez que o técnico do fornecedor desejado instale o sistema, você pode executar esta máquina por conta própria, pois é muito fácil de usar.

Mas apesar da tendência, há quem se preocupe com essa tecnologia.

Por um lado, como você vê a pessoa do outro lado e vice-versa, alguns estão preocupados que nenhum contato visual dê a impressão errada de que você não está interessado no que a pessoa do outro lado está dizendo. O mesmo vale para o movimento do corpo, pois algumas pessoas, acreditando ou não, não se sentem confortáveis ​​em estar na frente da câmera.

Esses problemas serão superados no futuro, à medida que as empresas que fornecem tecnologia de videoconferência estiverem criando maneiras de resolvê-lo ou depois que o usuário se acostumar a conversar com alguém na frente da câmera.

A tecnologia de videoconferência tem impacto nos negócios, na educação, na aplicação da lei, na medicina e em outros campos. Você provavelmente o usou também em casa para conversar com amigos e entes queridos, porque existem aplicativos de software que permitem que você faça a mesma coisa.

O uso da tecnologia de videoconferência não apenas economiza dinheiro, mas também aumenta a produtividade e, ao mesmo tempo, constrói relacionamentos, pois rompe os limites causados ​​pela distância e pelos fusos horários. É realmente uma das maravilhas da era digital.