O que um sistema de jogo de computador requer?

Todo sistema que existe neste planeta precisa de um requisito. Não importa quantos ou quão grande seja o requisito, é essencial cumprir os requisitos para realizar plenamente seu potencial ou simplesmente fazê-lo funcionar. Na ciência, um sistema pode exigir qualquer fator que o afete. Por exemplo, para uma planta completar sua fotossíntese, ela deve coletar dióxido de carbono do ambiente.

Essa ideia também é verdadeira em jogos de computador. Nos videogames, os periféricos ou dispositivos que você vai usar devem atender aos requisitos definidos pelo jogo. Esses requisitos estão principalmente na capacidade do seu dispositivo; digamos um console, para executar tarefas e ler o jogo definido pelo programador.

A compatibilidade também tem algo a ver com os requisitos do computador. A ideia por trás disso é o simples fato de que um jogo pode ser jogado com um dispositivo compatível que pode jogar perfeitamente o referido software. Por exemplo, a resolução de vídeo de um programa pode diferir de acordo com o monitor que um jogador pode usar. Com os requisitos, o usuário pode saber qual monitor pode exibir um bom vídeo.

Por que definir um requisito mínimo para um determinado console de acordo com o jogo? Todos os programas de jogos são inovados nos ambientes de mais alta tecnologia. Quando eles são incompatíveis com os dispositivos de hardware, é provável que a operação de tal jogo seja bastante afetada. Esses requisitos mínimos não são para o produtor do jogo nem para o fabricante do console. Estes são, na verdade, para o consumidor, no caso do videogame de computador, para que o jogador tenha a melhor saída possível de uma combinação do jogo certo com o requisito certo do sistema.

Requisitos são, na verdade, especificações do computador que cada dispositivo deve possuir. Basicamente, cada jogo pode exigir certas especificações para o dispositivo com o qual deve ser jogado. O jogo pode exigir o seguinte do computador:

• Velocidade do processador – a velocidade do processador é um dos requisitos de sistema cruciais que um determinado jogo pode exigir que seu computador possua. Essa velocidade dita determinará a rapidez com que seu computador agirá ou executará uma decisão. Como os jogos são todos programas executáveis, a velocidade do processador é muito importante. A velocidade do processador tem uma unidade de megahertz (MHz) e gigahertz (GHz). A unidade megahertz são unidades menores do que gigahertz. Mais precisamente, um gigahertz é igual a mil megahertz. Processadores de alta velocidade podem executar qualquer jogo igual à sua velocidade e processadores mais baixos, mas mais lentos, podem não executar jogos com requisitos de velocidade mais altos.

• Memória de acesso aleatório – é comumente conhecida como memória interna ou simplesmente memória do computador. Essa memória ajuda a armazenar alguns dados imediatamente necessários ao processador. A maioria dos computadores disponíveis no mercado tem memória RAM pré-definida equivalente a 64 MB. A maioria dos jogos pode exigir RAM igual a isso. No entanto, existem programas de jogos que exigem maior RAM, como 126 MB. Isso não é algo para se preocupar porque a RAM pode ser atualizada com maior capacidade de memória.

• VRAM – significa Memória de Acesso de Leitura de Vídeo. A capacidade do seu computador de exibir jogos de boa resolução depende da VRAM. Esta memória funciona com a placa de vídeo. As placas de vídeo são como os processadores, porém são focadas apenas em alimentar o monitor com comandos visuais. A VRAM é uma memória temporária que armazena todas as informações gráficas que serão posteriormente alimentadas na placa de vídeo e no processador.

• Capacidade do disco – refere-se à capacidade do disco rígido para armazenar arquivos e informações. O espaço em disco também é medido e usa a unidade megabytes (MB) assim como a VRAM e a RAM. Quanto maior o espaço em disco, mais jogos você pode armazenar e jogar em seu computador. Assim como a RAM, a capacidade da memória do disco também pode ser atualizada. Pode-se até ter uma memória maior que pode ser medida em gigabyte (GB).

• Velocidade da unidade de CD-ROM – nem todos os jogos instalados em seu computador podem não precisar mais de um disco. A maioria das empresas de jogos atualiza os programas de jogos de computador usando discos. Isso é adicionado posteriormente nas especificações do jogo por meio da reinstalação no computador. Quanto mais rápido for o CD-ROM, mais rápida será a instalação. De vez em quando, você usará o CD-ROM não apenas para jogar, mas também para garantir a proteção de direitos autorais e afins. Assim como outros requisitos, a velocidade do CD-ROM pode cumprir bem sua função para programas de jogos que tenham requisitos de velocidade iguais ou mais lentos.