Como os smartphones se comunicam usando o Bluetooth

Na era moderna da eletrônica digital, o acesso sem fio a diferentes dispositivos é inevitável. Se você comprar um Smartphone vai perceber que ele usa esse mesmo tipo de tecnologia, não só pra jogar no vera & john cassino, mas como isso funciona? Aqui está uma explicação de todo o mistério do bluetooth.

Dispositivos Bluetooth normalmente operam em 2,4 GHZ no rádio ISM livre de licença e disponível globalmente banda. A vantagem desta banda inclui em todo o mundo disponibilidade e compatibilidade. Uma desvantagem para isso no entanto, é que os dispositivos devem compartilhar isso banda com outros emissores de RF. Isso inclui sistemas de segurança de automóveis, outros dispositivos sem fio, e outras fontes de ruído, como microondas.

Para superar esse desafio, o Bluetooth emprega um esquema de salto de frequência rápido e, portanto, usa pacotes mais curtos do que outros padrões dentro do banda ISM. Este esquema ajuda a tornar o Bluetooth comunicação mais robusta e mais segura.

Salto de frequência

O salto de frequência é basicamente um salto de frequência à frequência dentro da banda de rádio ISM. Após um dispositivo bluetooth envia ou recebe um pacote, ele e o dispositivo (ou dispositivos) com o qual está se comunicando salto para outra frequência antes que o próximo pacote seja sentado Este esquema oferece três vantagens:

1. Permite que dispositivos Bluetooth usem o totalidade da banda ISM disponível, sem nunca transmitindo de uma frequência fixa por mais de um curto período de tempo. Isso ajuda a garantir que O Bluetooth está em conformidade com as restrições ISM no quantidade de transmissão por frequência.

2. Garante que nenhuma interferência durar muito Qualquer pacote que não chegue com segurança ao seu destino pode ser reenviado para o próximo frequência.

3. Fornece um nível básico de segurança como é muito difícil para um dispositivo de escuta prever qual frequência os dispositivos Bluetooth usarão Next.

Os dispositivos conectados, no entanto, devem concordar com a frequência que eles usarão em seguida. A especificação no Bluetooth garante isso de duas maneiras. Primeiro, ele definir um relacionamento do tipo mestre e escravo entre dispositivos bluetooth. Em seguida, especifica um algoritmo que usa informações específicas do dispositivo quando calcular as sequências de salto de frequência.

Um dispositivo Bluetooth que opera no modo mestre pode comunicar com até sete dispositivos que estão configurados em modo escravo. A cada um dos escravos, o mestre O dispositivo Bluetooth enviará seu próprio endereço exclusivo e o valor de seu próprio relógio interno. a informações enviadas são então usadas para calcular o seqüências de salto de frequência.

Porque o dispositivo mestre e cada um dos escravos dispositivos usam o mesmo algoritmo com o mesmo entrada, os dispositivos conectados sempre chegarão juntos na próxima frequência que eles tenham acordado sobre.

Como um substituto para a tecnologia de cabo, não é maravilha que os dispositivos Bluetooth são geralmente bateria alimentados, como mouses sem fio e alimentados por bateria celulares. Para conservar a energia, a maioria dos dispositivos operar em baixa potência. Isso ajuda a dar Bluetooth dispositivos um alcance de cerca de 5 - 10 metros.

Este alcance é suficiente para comunicação sem fio mas perto o suficiente para evitar consumir muita energia da fonte de alimentação do dispositivo.